A entrada no Jardim de Infância

Começar sem ansiedades...
    Começar a frequentar o Jardim de Infância não é tarefa fácil para uma criança... e para os pais também não!
     As crianças na sua maioria inicia a frequência com 3 anos, por vezes um pouco menos, deixa o seu universo restrito da  família e entra num universo alargado e desconhecido: desconhece o espaço, as outras crianças, os adultos... e tudo isto gera ansiedade. 
     Imaginemos que temos também 3 anos... e ficamos abandonados pelos adultos que nos são queridos num espaço desconhecido e com estranhos, onde já não somos o centro das atenções e essa coisa maravilhosa da ATENÇÃO é repartida por muitas outras crianças!... é difícil... e, CHORAMOS!

O que fazer para facilitar esta adaptação:  
  • Conversar de modo positivo, com a criança sobre a escola. (Ex: vai ter muitos meninos (as) com quem brincar, vai fazer coisas muito divertidas, andar na escola é fantástico, que também quando era pequeno andou na escola e gostou muito...)
  • Levar um objeto / brinquedo de casa que servirá de elo de ligação com a família.
  • Organizar conjuntamente a sua mochila da escola.
  • Tentar não passar a sua ansiedade à criança.
  • Perguntar, perguntar, perguntar ao (à) educador (a) de modo a esclarecer dúvidas que possa ter e que o deixe ansioso (a), este  procedimento é para pais!
  • Tente não  ficar nervoso se o seu filho chora ao chegar ao Jardim nos primeiros dias pois isso é natural, por vezes pouco tempo depois brincam serenamente com as outras crianças. Não alongue a sua permanência, nem evidencie a situação pois irá perturbar mais o seu filho(a) e as outras  crianças e, muitas também estão em adaptação. Combine com  o (a) educador (a) e telefone sempre que possível para acalmar a sua ansiedade (de novo para pais!)
  • A entrada deve ser progressiva, (quando possível), o tempo deve ser alongado aos poucos: 1 ou 2h ... manhã... dia completo.
  • Balizar o tempo de separação de modo a que a criança se situe: "O pai vem buscar-te no fim do lanche!... agora também vou trabalhar!" (Não faltar ao compromisso, pais!)...
  • Deve sempre conversar muito sobre o que se passou no Jardim, o que fez, interessar-se por todas as suas produções, dizer-lhe "Que bonito... o que fizeste é espetacular, és fantástico(a)!"
... e calmamente esta fase da vida da criança passará, ela adaptar-se-á ao Jardim de Infância, aos novos amigos e adultos e em pouco tempo será ela a pedir para ir para a escola!

Bom início de ano para todos!
Lurdes Nobre


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Abrir a Caixa de Pandora!

Para o Dia da Mãe

Dia da Mãe