Abrir a Caixa de Pandora!

    

 Estamos a abrir a Caixa de Pandora no que respeita à educação na infância

   Sinto falta da minha escola, sinto falta das minhas crianças, sinto falta da minha equipa, sinto falta da interação direta com as crianças, com os pais, enfim sinto falta do meu trabalho real!
   Quero voltar ao Jardim de Infância, não me revejo no trabalho à distância, sem observação, sem escuta, sem cheiros,  sem interações entre pares, NÃO GOSTO MESMO NADA DE:

  • ...orientar atividades para pais, sim para pais... muitas vezes sobrecarregados de tele trabalho, com vários filhos a apoiar, cheios de preocupações com familiares doentes,com rendimentos mensais reduzidos que não chegam para as despesas, desempregados...
  • ...seguir ordens, sim ordens superiores com diretrizes de trabalho pedagógico, de quem não faz uma pequena ideia do que são as dinâmicas pedagógicas de um grupo de pré-escolar em contexto de vivência de Jardim... sim em contexto das dinâmicas aí criadas e riquíssimas para as aprendizagens das crianças; tal como as de vivência em contexto familiar e, que parece que todos esqueceram.
  • ...preencher grelhas e, mais grelhas comprovativas das atividades que sou obrigada a propor...sim porque  há necessidade de comprovar ... 
  • ...da pertinência de documentos impertinentes e fora de contexto.
  • ...das tecnologias,às quais me tive de habituar com o covid 19.
  • ...de falhas na net, falta de rede móvel, que lembro que é privada, mas da qual faço uso profissional, obrigatoriamente, sem que alguém me tivesse pedido licença para tal... (fico a saber que o nosso ministro recebeu mais um subsidio, que penso que tem a ver com alojamento, interessante quando a classe docente tem a escola alojada na sua casa!).
  • ... de quem se pronuncia com ares de conhecimento absoluto sobre trabalho de educador em Jardim de Infância e, muitas vezes nem nunca lá pôs os pés ou no mínimo leu ou ouviu alguém conhecedor falar sobre o assunto.
  • ... não gosto do silêncio das minhas crianças, quando um dos meus papéis fundamentais é ouvi-las!
  • ...e não vou gostar nada  que um dia destes me mandem avaliar o que não pude observar, não tendo assim avaliação possível!
  • ... e, muito mais..
   Tudo isto a propósito da abertura dos Jardins de Infância, claro que quero voltar! MAS, quando assim for quero desempenhar o meu papel de educador, quero:


  • ...que o JI seja um espaço de socialização e interação entre pares.
  • ... que o JI seja um espaço de experimentação.
  • ... que seja um espaço onde as crianças possam agir e interagir, a pares, pequenos grupos ou até em grupos mais alargados...
  • ...que seja um espaço onde possam usar todos os materiais disponíveis (as mil e uma tralhas de uma sala de pré-escolar - fundamentais!)
  • ...que seja um espaço onde possam conversar, manipular, jogar, brincar, sentir (o que passa muito pelo tato, pelo olfato, pela boca), abraçar, chorar, rir, espirrar, assoar... em liberdade...
  • ...que seja um espaço onde possam desenvolver os seus projetos individuais ou de grupo...
  • ... que seja um espaço sem as regras de higiene pré definidas para um laboratório, ou para um bloco operatório, mas sim definidas para uma sala de Jardim de Infância, não querendo isto dizer que estes últimos não sejam espaços organizados e limpos!
  • ...que seja um espaço de AFETOS, sim porque nestes espaços as aprendizagens progridem sobretudo assentes em afetos, o que pressupõe contactos  de proximidade, físicos quer entre as crianças e os adultos, quer entre crianças, quer entre crianças e materiais, as tais tralhas!
  • ...
     NÃO QUERO MESMO voltar para ser:


  • ...guardadora de crianças...
  • ...vigilante de distanciamentos entre crianças...
  • ...inspetora de higienização do JI...
  • ...supervisora de temperaturas e sinais sintomáticos de doença... 
  •  ...para distanciar o que não é possível distanciar...
  • ...
NÃO QUERO MESMO voltar por tudo isto, e:
  • ...porque é um risco a vários níveis e não se trata só do Covid, apesar das crianças, também elas correrem  o risco de ser contagiadas ou contagiar... 
  • ...porque é um risco para quem lá trabalha  muitas vezes com mais de 50, 60  anos...
  • ...porque estamos a abrir a Caixa de Pandora no que respeita à educação na infância...
  • ...porque vamos sobretudo abrir um precedente que nos traz um retrocesso enorme no que diz respeito à educação na infância...
  • ...  porque assim os JIs,  serão espaços de guarda de crianças e, não espaços dinâmicos de aprendizagem na infância!
  • ...porque ninguém considerou as aprendizagens das crianças ou as crianças (quando reabrirem faltarão 18 dias, para terminar o ano letivo) , foram sim tidas em conta as engrenagens do lucro, da economia, da voracidade do mundo em que vivemos...  e assim, com discursos de passeios ao campo e à praia para a necessidade de reabrir o pré escolar, lá voltaremos como guardadores, neste caso nem é de sonhos é mais de pesadelos!

Isto é só um desabafo em modo de reflexão pessoal / profissional!
Lurdes Nobre


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Para o Dia da Mãe

Dia da Mãe

A entrada no Jardim de Infância