DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Hoje comemora-se o 
Dia Internacional do Livro Infantil

      A literatura infantil tantas vezes tida como literatura menos importante tem no entanto um poder muitas vezes menosprezado, pois é ela que cria os potenciais cidadãos leitores ativos e todo o poder que enquanto leitores lhe é conferido. Em Portugal só há poucas décadas as editoras começaram a apostar em publicar maior número de livros de autores estrangeiros e a apostar nos autores nacionais. É no entanto através dela que damos os primeiros passos enquanto leitores.

    
   Quando eu era criança não havia acesso à quantidade de livros e autores que hoje existem, nem havia pelo menos na minha família poder de compra que permitisse a aquisição de muitos livros. Os livros eram-me oferecidos ou muito ocasionalmente a minha mãe comprava-me um (mesmo muito ocasionalmente!). Como eu morava numa aldeia, tinha acesso à carrinha da Biblioteca Itinerante da Gulbenkian. 


  
A vinda destas carrinhas era um acontecimento muito importante para quase todas as crianças da minha aldeia .... que aguardávamos a sua chegada com expectativa. Era um momento especial, tínhamos acesso a livros que de outro modo não podíamos ter. Era uma festa para nós! 
   
    E assim ler era realmente uma FESTA! Apesar dos poucos livros que tínhamos, líamos com prazer, muitas das vezes o mesmo livro, vezes sem conta mas que a cada leitura fazíamos uma nova descoberta... Li e reli vezes sem conta o meu livro preferido A FADA ORIANA, sonhando um dia poder vir a ser uma!... Esse sonho nunca foi concretizado, mas tornei-me uma leitora ativa porque comecei em criança a ler... sem imposições ou condições, horas pré definidas, tempos estabelecidos, livros a ler, etc, etc, etc...tantos etc's que hoje se impõem e que matam antes mesmo de nascer qualquer leitor!
     Assim no dia de hoje devemos sobretudo refletir no nosso papel de pais e educadores enquanto responsáveis pela criação de gosto pela leitura nas nossas crianças.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Abrir a Caixa de Pandora!

Para o Dia da Mãe

Dia da Mãe

A entrada no Jardim de Infância