Consciência Fonológica


O lúdico da linguagem - antecedendo a aprendizagem da escrita e da leitura

  A consciência fonológica é a capacidade que cada um de nós tem sobre os sons da linguagem materna. É o que nos permite identificar, manipular e refletir sobre os sons da fala, e perceber que a linguagem é formada por frases, as frases por palavras, as palavras por sílabas e as sílabas por fonemas (sons).
 A consciência fonológica envolve a capacidade de identificar, manipular, combinar e isolar seguementos fonológicos da língua.
Antes das crianças terem noções dos princípios alfabéticos da leitura  ou da escrita, devem perceber que os sons são associados a letras a que correspondem os sons da linguagem oral. Assim, o que falamos podemos representar em código escrito.
 A capacidade de identificar os sons e de os combinar oralmente são de importância fundamental para a posterior aprendizagem da leitura e da escrita.
 Uma das atividades preferidas das crianças, tem sido rimar com uma palavra chave, e que se enquadra nas atividades ao nível da consciência fonológica.
 Fica o exemplo de uma atividade que antecedeu a Páscoa, em que as crianças escolheram a palavra OVINHO para inventarem rimas.
     OBS: As rimas são das crianças, a organização em texto é feito por mim, para depois ser lida a todo o grupo (o que lhes dá uma enorme satisfação e alegria!)



                                                                           





             







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Abrir a Caixa de Pandora!

Para o Dia da Mãe

Dia da Mãe

A entrada no Jardim de Infância